sábado, 9 de fevereiro de 2008

Bioarquitetura - Uma nova opção



Dizem que se você bater um papo com o João-de-barro ele te ensina como fazer uma casa como a dele. Pois é...

Em São Manuel-SP, está em fase de acabamento a primeira casa ecológica feita em local público do país, com as técnicas da bioarquitetura.

A casa é toda de barro, não é utilizado nenhum material de contrução civil ou de alvenaria, muito resistente e sua vida útil é igual ou superior as casas comuns. É impermeável, conserva a temperatura mantendo a casa fresca no calor e aquecida no inverno. O telhado é feito de grama e as portas e janelas são feitas a partir da reciclagem de caixas de madeira (pinus).

A técnica já existe em varios lugares do mundo, e foi trazida ao Brasil pelos alemães.

Guilherme Moraes dos Santos,29, aprendeu a técnica e hoje desenvolve um projeto que visa substituição de favelas por vilas ecológicas. Ainda está em andamento e nescessita do apoio das autoridades locais. Afinal a burocracia, como sempre, da um jeitinho para as coisas caminharem bem devagar.

Se quiser ver mais fotos da contrução da casa ecológica entre no link http://www.flickr.com/photos/22714886@N03/

Mais informações sobre a casa ecológica mande um e-mail para

3 comentários:

Ulisses Coelho disse...

Parabens pelo blog!!!

A noçao de criaçao artística como redençao gratuita à natureza, lembra muito o nobre Schopenhauer... Quanto fazer uma casa de João de Barro (...)Bioarquitetura... É algo que exige um esforço de minha parte para entender melhor o projeto e me resrvo o doreito de silêncio.

Abraçao e logo logo comentarei novamente

Anônimo disse...

Olá!
Parabéns pelo seu blog e pelos seus textos!

Abraços,
Carmem Toledo.

Anônimo disse...

Mestre Capiau, você e a Adriana é a mão e o barro!! O demai é só construir.. Grande abraço de quem é seu fã, Arnaldo Freitas